3 de jul. de 2013

Diário de Viagem - Apresentação, Passaporte e Visto

Oi gente!!
Hoje eu vou falar sobre uma nova coluna aqui no blog o Diário de Viagem! Faz mais ou menos um mês que eu ganhei o presente mais maravilhoso que alguém poderia me dar na vida, eu ganhei uma viagem para Orlando, que estava prometida desde quando eu completei meus 15 anos. Enfim, eu confesso que eu e meus pais ficamos um pouco perdidos por causa de toda a burocracia para se entrar nos Estados Unidos e eu estou aqui hoje para ajudar você que também vai para o exterior (ou que pretende ir) e até mesmo quem vai fazer viagem nacional.



Vamos começar com o mais simples: o passaporte!
Se você vai sair do país é muito provável que você precise dele (a não ser que você esteja indo para algum país do Mercosul...). Tirar o passaporte é bem tranquilo e ele sai em uma semana.
O que você precisa fazer: 
-Entrar no site da polícia federal e agendar o dia da visita
-Pagar a taxa de R$ 160 (GRU)
-Comparecer no prédio da polícia federal no dia e no horário marcado. Caso você seja menor de idade o seu pai e sua mãe precisam comparecer também, tem que ser os dois. Se algum deles tiver falecido será necessária a apresentação do atestado de óbito.
-Os documentos que precisam ser levados (tanto por você quanto para seus pais): RG, CPF, o comprovante do pagamento da GRU e do agendamento. Lembrando que todos os documentos tem que ter menos de 10 anos (meu pai por exemplo teve que apresentar a carteira de motorista)
-Lá eles vão coletar suas digitais e tirar a sua foto.
-Dentro de uma semana o seu passaporte estará pronto, aí é só comparecer no prédio da polícia federal e pegar.



 O Visto é muito complicado de se tirar, eu aconselho que vocês entrem em contato com algum despachante. Eu ainda não tirei o meu, acredito que eu vá para São Paulo essa semana.
Como eu sou maior de 16 anos, o processo é como se fosse para um adulto, eu preciso ir para São Paulo duas vezes: uma para tirar dados biométricos e o outro dia é para fazer a entrevista.
Assim que eu for para minha primeira visita ao consulado americano eu atualizo aqui para dar mais informações.
Lembrando que o visto demora cerca de dois meses para sair e que ele pode ser negado.


Beijinhos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário